Fui vítima de crimes cibernéticos, onde procurar advogado especialista em cybercrimes em Goiânia?

cybercrime

Pode ser definido como crimes cibernéticos, todo tipo de crime realizado na internet e através dela. Perseguição, ofensas, roubos de dados, golpes virtuais, pornografia infantil, crimes financeiros, invasão de privacidade e até mesmo sequestro e furtos que utilizam a internet como meio de informação. Com o aumento desses crimes, é necessário ter o contato de um advogado especialista em cybercrime em Goiânia.

Diferença entre cyberbullying e cybercrime

Várias pessoas assumem que os dois crimes são iguais. Um cyberbullying é um cybercrime, porém este não é necessariamente um cyberbullying. A expressão cyber é para dizer do local, ambiente. Assim, o primeiro envolve os crimes acima mencionados, enquanto o cyberbullying também pode configurar um crime, mas é a prática do bullying em ambiente virtual, com perseguição e ofensas, na sua maioria por meio de redes sociais.

O que fazer

Existem duas leis que auxiliam a punição de crimes cibernéticos, a Lei Carolina Dieckman e o Marco Civil da Internet.
Segundo o Dr. Rafael Maciel “A Lei 12.737/13, conhecida como Lei Carolina Dieckman, trouxe ao Código Penal alguns novos crimes, como o de invasão de dispositivos informáticos, que é a invasão de computadores, bem como a derrubada de sistemas, como sites, mediante ataques. O Marco Civil da Internet traz as regras com os direitos e deveres dos usuários de Internet do país. Traz regras sobre privacidade, controle e armazenamento de dados coletados, obrigações dos provedores e limitação de responsabilidades, e ainda traz capitulo específico sobre a forma de obtenção de dados para identificação de crimes. Todavia, o MCI não institui crimes informáticos, porém é fundamental sua utilização para identificação de autoria.”

Como proceder

A vítima do crime cibernético deve procurar um advogado especialista em cybercrime em Goiânia com larga experiência em acompanhamento de ocorrências de crimes cibernéticos, acompanhando a vítima desde a coleta de prova até a apuração final, aplicando técnicas cabíveis sobretudo para identificação do agressor e requisição judicial dos registros de conexão e aplicações.

A Rafael Maciel Sociedade de Advogados possui advogado especialista em crimes cibernéticos em Goiânia. Se você foi vítima de cybercrime ou tem dúvidas sobre o assunto, entre em contato conosco.

Compartilhe