Vazamento de nudes e cyberbullying: a internet é um lugar seguro?

 

Comemora-se nesta terça-feira (5), o Dia Mundial da Internet Segura. No Brasil, em sua 11ª edição, a iniciativa tem como objetivo envolver a população e promover atividades de conscientização e alerta sobre os riscos da internet. A proposta é estimular o uso consciente das redes sociais e outros espaços no meio virtual e orientar sobre liberdade, privacidade e cidadania digital.
 

A internet depende das boas ações de cada um dos seus usuários para se tornar um lugar seguro. Afinal, os riscos de uma pessoa ser vítima de um crime na web estão a um clique de distância. Segundo o advogado Rafael Maciel, especialista em direito digital, a sensação de impunidade é uma das maiores motivações para esse tipo de comportamento.

 

“O vazamento de uma foto íntima, como o que ocorreu no último domingo (3) com a cantora Luísa Sonza através do seu Instagram, tornou-se crime recentemente no Brasil. Quem comete esse tipo de ato, muitas das vezes acha que não será descoberto e, consequentemente, ficará impune. Porém, essa percepção é falsa, pois tudo que se faz na internet deixa rastros”, alerta o especialista.

 

Educação Digital

Com base nos países mais desenvolvidos, as leis e políticas nacionais também têm mudado para se adequar às questões relacionadas à internet. A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), por exemplo, representa esse avanço.  Contudo, para o advogado, medidas que especifiquem consequências são fundamentais, mas também é preciso dar importância à maneira de evitar tais erros.

 

“O primeiro passo para uma transformação efetiva é educar as atuais e futuras gerações, desde a infância, sobre os perigos e condutas necessárias na internet. As pessoas devem entender que ofender alguém em um comentário ou postagem nas redes sociais não é liberdade de expressão. Dependendo do caso, a prática pode ser tida como cyberbullying ou crimes contra a honra, conforme a legislação brasileira. A educação digital deve fazer parte das políticas públicas e ser incluída nas escolas e empresas do país. Só assim será possível prevenir em vez de remediar”, afirma Maciel.

ATENDIMENTO

Goiânia-GO / Brasília-DF
(62) 3924-2996
São Paulo - SP
(11) 3587-1955

recepcao@rafaelmaciel.com.br
Goiânia-GO / Brasília-DF
Av. Olinda com Avenida PL-3, n° 960, Trade Tower Lozandes, Tower II, Salas 2001/2002 – Parque Lozandes. Goiânia-GO. CEP: 74.884-120.
São Paulo - SP
Alameda Santos, 200
Cerqueira César - CEP 01.418-000

ATENDIMENTO

Goiânia-GO / Brasília-DF
(62) 3924-2996
São Paulo - SP
(11) 3587-1955

recepcao@rafaelmaciel.com.br

RECEBA INFORMATIVOS

Fique por dentro de todas as novidades no ramos de advocacia.

© 2015 | RAFAEL MACIEL - Todos os direitos reservados