Voltar

Baleia Azul: Nadando em ondas erradas.


Baleia Azul: Nadando em ondas erradas.


A baleia azul (Balaenoptera musculus) é um mamífero marinho pertencente à subordem Mysticeti dos cetáceos, podendo chegar até 30 metros de comprimento e cerca de 180 toneladas de peso. É também um animal ruidoso, podendo emitir sons que atingem em torno de 180 decibéis, o que seria equivalente ao som de um avião a jato. Esta é uma pequena descrição do animal, cujo nome foi apropriado, infelizmente, para um jogo perverso que incita pessoas a realizarem tarefas insanas, sendo o último estágio, uma proposta de suicídio. Portanto, é um jogo sem vencedor.

 O jogo, que começou como uma " Fake News " (notícia falsa), foi reproduzido por diversos meios de comunicação e virou realidade. Hoje, por conta do "desafio", já se noticiam mortes por alguns lugares mundo afora. A disseminação deste jogo é um crime e deve ser tratado como tal. No desafio, os "mentores" se aproveitam da fragilidade de jovens vítimas nas redes sociais e fazem chantagem com uso de materiais colhidos em bancos de dados diversos. Amedrontadas e pressionadas, as vítimas passam a interagir com os “mentores”.

Trata-se, pois, de mais uma modalidade de crime virtual, mas com o agravante de mexer com algo que temos de mais precioso: a vida. E, pelo que se tem visto, há muitos jovens embalados pela curiosidade colocando as próprias vidas em risco.

 

Esta prática já vem sendo rastreada pelas autoridades e pela comunidade escolar há algum tempo. Temos aí, portanto, casos do uso nefasto da internet para práticas criminosas. O que, cada vez mais, reforça a necessidade do ajustamento legal para proteger o cidadão. É necessário criar um arcabouço jurídico que contemple os mais diferentes tipos de crimes que, hoje, infelizmente, são praticados no ambiente virtual e, diga-se de passagem, crimes com um grande potencial de mutação.

 

Hoje é a baleia azul, amanhã, o macaco verde, o papagaio cor-de-rosa. O nome não importa, o certo é que as mentes criminosas sempre estão trabalhando para trazer “novidades”, usando da tecnologia e da psicologia para atrair pessoas fragilizadas aos seus golpes e jogos maliciosos, libidinosos, cruéis e mortais. O jogo da “baleia azul” é mais um sinal de alerta para os pais, a fim de que os mesmos possam, de alguma forma, acompanhar a rotina dos filhos e instruí-los quanto aos perigos do mundo virtual. Também um alerta para os legisladores, a fim de prover a legislação de ferramentas jurídicas para punir com rigor as práticas criminosas. Enfim, é um problema que carece da atenção de toda a sociedade. Que as baleias azuis sejam apenas essas maravilhas que povoam os oceanos, cumprindo o seu papel dentro da biodiversidade.

 

> Especialistas em crimes de internet em Goiânia. Para saber mais, entre em contato conosco.

Rafael Maciel Sociedade de Advogados - Direito Digital

ATENDIMENTO

Goiânia-GO / Brasília-DF
(62) 3924-2996
São Paulo - SP
(11) 3587-1955

recepcao@rafaelmaciel.com.br
Goiânia-GO / Brasília-DF
Av. Olinda com Avenida PL-3, n° 960, Trade Tower Lozandes, Tower II, Salas 2001/2002 – Parque Lozandes. Goiânia-GO. CEP: 74.884-120.
São Paulo - SP
Alameda Santos, 200
Cerqueira César - CEP 01.418-000

ATENDIMENTO

Goiânia-GO / Brasília-DF
(62) 3924-2996
São Paulo - SP
(11) 3587-1955

recepcao@rafaelmaciel.com.br

RECEBA INFORMATIVOS

Fique por dentro de todas as novidades no ramos de advocacia.

© 2015 | RAFAEL MACIEL - Todos os direitos reservados